Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial A Comunidade Estimativas populacionais das comunidades Estimativas populacionais das comunidades brasileiras no Mundo - Censo 2010/IBGE

 

Divisão das Comunidades Brasileiras (DBR) no Facebook

 

Estimativas populacionais das comunidades brasileiras no Mundo - Censo 2010/IBGE

ACESSE O TEXTO INTEGRAL DO CENSO 2010 AQUI.

A edição do Censo 2010 do IBGE inovou e apresentou estimativas relativas ao número de brasileiros vivendo no exterior.

No item "Emigração internacional", às páginas 55 a 61, no entanto, o próprio IBGE reconheceu que o número obtido pelo Censo 2011 apresenta tendência de subnumeração do total de brasileiros vivendo no exterior. Como principais razões, o Instituto afirmou que "algumas limitações que surgem de imediato é o da possibilidade de todas as pessoas que residiam em determinado domicílio terem emigrado ou que aquelas que ficaram em território brasileiro tenham vindo a falecer. Além disso, pessoas que fizeram o movimento rumo ao exterior há muito tempo podem ser desconsideradas. A ocorrência desses fatores implica necessariamente na omissão de emigrantes internacionais."

Ainda assim, por conter informações quanto à estrutura migratória relacionada ao sexo, idade, origem e destino dos brasileiros que decidiram viver fora do país, publica-se o arquivo contendo todos os dados do Censo 2010.

Ações do documento