Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Associativismo e Políticas para as Comunidades Conferências Brasileiros no Mundo 2013 - IV Conferência Brasileiros no Mundo Porta-vozes dos Conselhos membros do CRBE que participarão da IV Conferência "Brasileiros no Mundo" Perfis dos Porta-Vozes Carlos Vianna

 

Divisão das Comunidades Brasileiras (DBR) no Facebook

 

Carlos Vianna

Carlos Vianna, 62 anos, engenheiro, em Portugal há 25 anos, onde trabalha desde 1989 em um instituto tecnológico.


Militante político e social desde 1967, fez parte da geração estudantil de 1968. Exilado de 1971 a 1977, teve atuação constante em movimentos populares e sindicais em São Paulo até 1986.
Em 1991 ajudou a fundar a Casa do Brasil de Lisboa, a principal associação ligada à comunidade brasileira em Portugal e à causa dos imigrantes em geral.

Foi presidente da CBL de 1996 a 2004, tendo, desde a sua fundação em finais de 1991, participado da sua direcção como vice-presidente e, na presente gestão, como presidente do Conselho Fiscal.

É representante da comunidade brasileira no COCAI – Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigração, em várias ocasiões desde sua criação em 1998.

Como dirigente da Casa do Brasil, co-organizou o 1º Simpósio Internacional sobre a Emigração Brasileira (Lisboa, Outubro 1997) juntamente com o Consulado do Brasil em Lisboa e o Instituto de Antropologia da UNICAMP, o primeiro evento do género no mundo. Também foi o principal organizador pela CBL do 1º Encontro Ibérico dos Brasileiros no Exterior, juntamente com a Sub-Procuradoria de Direitos Humanos da Procuradoria Regional de Brasília. Como presidente da CBL, esteve à frente da articulação que possibilitou o chamado Acordo Lula, o único acordo diplomático bi-nacional que redundou na legalização de quase 20 mil brasileiros em Portugal., firmado em Julho de 2003. Participou de 2 Encontros de Brasileiros no Mundo, iniciativa do MRE derivada de uma sugestão da Casa do Brasil ao então Ministro Celso Amorim, num encontro em julho de 2007, em Lisboa.

É autor de vários artigos sobre a comunidade brasileira em Portugal e a problemática da Emigração /Imigração brasileira.