Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Associativismo e Políticas para as Comunidades Conferências Brasileiros no Mundo 2013 - IV Conferência Brasileiros no Mundo Porta-vozes dos Conselhos membros do CRBE que participarão da IV Conferência "Brasileiros no Mundo" Perfis dos Porta-Vozes Edineia da Silva Cabioch

 

Divisão das Comunidades Brasileiras (DBR) no Facebook

 

Edineia da Silva Cabioch

Edineia da Silva Cabioch – Natural da Cidade de Belém, possui também a nacionalidade francesa,residente em Madrid – Espanha. Formada em Contabilidade; Metodologia de Trabalho e Profissionalismo, Contabilidade Empresarial e Decoração de Vitrine e Interior (Lojas e casas).

Ação comunitária e voluntária:

Na França, foi voluntária na Cruz Vermenlha e Emáus. Na Holanda foi voluntária na Cruz Verde e prestou ajudas as mulheres brasileira prostituídas e vítimas de violência e trafico, organizou vários eventos culturais, participou na fundação do Centro Cultural Brasil Holanda, do Centro de acolhida para mulheres e na fundação do Jornal brasileiro “ O Papagaio”, em 2009 recepcionou os estrangeiros que participaram do Foro Social Mundial ( Belém do Pará). Na Espanha, foi voluntária para realizar visita aos presos brasileiros; em 2006 - Reativou o Núcleo do Partido dos Trabalhadores do Brasil em Madrid e Coordenadora; em 2007 - Fundadora da Associação Ame – Madrid; em 2008 - Fundadora e presidente da Associação NEBE – Espanha; 2009 - Recepcionistas Internacional - Foro Social Mundial ( Belém do Pará).

No dia 17 de fevereiro de 2010 se reuniu com a Comissão de Igualdade no Congresso dos Deputados através da Associação NEBE e outras dezenas de organizações do terceiro setor para defender os direitos da comunidade negra, afrodescendente na Espanha.No dia 26 de fevereiro de 2010 foi publicado no BOE – serie d – 343 – A proposta de Não lei relativa ao reconhecimento da comunidade negra espanhola.

Em 2011 - Fundadora e Vice-presidente da associação Codehupo – Coordenadora de Direitos Humanos Povos Originários; em 2011 - Membro Conselho de Cidadãos Brasileiros do Consulado de Madrid; em 2012 - Membro do Comitê para Constituição da Secretaria Europeia do Foro de São Paulo e membro titular para representar o Partido dos Trabalhadores na Europa; em 2012 - Eleita como Coordenadora de Comunicação da Secretaria Europeia do Foro de São Paulo que hoje é representado por 19 organizações políticas de América Latina e Caribe em Europa; em 2013 - Eleita pelos membros do Conselho de Cidadãos Brasileiros em Madri como sua representante na próxima Conferência de Brasileiros no Exterior.

HOMENAGENS

Em 2009, foi uma das homenageadas pela Fundação Fusionarte em Casa de América para prestigiar os talentos de 100 Latinos Americanos na Espanha que apostaram em projetos longe de seu país e estão consolidados dentro da nova sociedade espanhola.
Em 2012, foi homenageada pela Comandância da Guarda Civil de Madrid, em reconhecimento de sua colaboração com a guarda civil que supôs beneficio para esta comunidade e ajuda para mulheres vítimas de mau tratos e ameaças.