Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Associativismo e Políticas para as Comunidades CRBE - Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior CRBE 2010 - Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior Primeiro CRBE - Documentos e Composição

 

Divisão das Comunidades Brasileiras (DBR) no Facebook

 

Primeiro CRBE - Documentos e Composição

O primeiro Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) foi criado pelo Decreto n° 7.214, de 15 de junho de 2010 (leia íntegra do Decreto aqui).

O CRBE teve como antecessor o Conselho Provisório de Representantes (CPR), criado ao fim da I Conferência “Brasileiros no Mundo” em julho de 2008, por reivindicação das lideranças comunitárias ali presentes. O CPR dissolveu-se durante a II Conferência, em outubro de 2009, ocasião em que foram discutidos os aspectos básicos da composição do conselho permanente e do processo de escolha de seus integrantes.

Conforme previsto pelo Decreto 7.214, ao longo do segundo semestre de 2010 foi submetido à consulta pública o texto do Regimento Interno do CRBE , que pormenorizava suas funções e meios de funcionamento.

Os integrantes do primeiro CRBE tomaram posse durante a III Conferência “Brasileiros no Mundo”, em dezembro de 2010, em cerimônia que contou com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O CRBE teve composição de 16 membros titulares e 16 suplentes, eleitos, via votação pela internet, pelos brasileiros que vivem no exterior. Foram escolhidos 4 representantes para cada uma das seguintes regiões geográficas: Américas do Sul e Central; América do Norte e Caribe; Europa; Ásia, África, Oriente Médio e Oceania.

Regimento do CRBE

Aprova o Regimento do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior - CRBE.

Resultados do Processo de Escolha

Plano de Ação MRE-CRBE para o Biênio 2011-2012

Prestação de Contas Semestral dos Conselheiros do CRBE

Seguem, abaixo, conforme estabelecido na Seção V, artigo 32, VII do Regimento do CRBE, as prestações de contas dos membros titulares do Conselho relativas ao período de dezembro/2010 a dezembro/2011 (1º e 2º semestres).

Carta aberta do CRBE aos brasileiros no mundo