Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Associativismo e Políticas para as Comunidades Conferências Brasileiros no Mundo 2010 - III Conferência Brasileiros no Mundo

 

Divisão das Comunidades Brasileiras (DBR) no Facebook

 

2010 - III Conferência Brasileiros no Mundo

III CONFERÊNCIA “BRASILEIROS NO MUNDO”

A III Conferência “Brasileiros no Mundo” (CBM) foi realizada nos dias 2 e 3 de dezembro de 2010, com presença do Presidente da República no dia 3, no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro,  Av. Marechal Floriano 196 – Centro.

Leia aqui o relato geral da III Conferência "Brasileiros no Mundo".

Clique aqui para conhecer a agenda da III CBM.

Detalhes da programação da III CBM foram decididos durante reunião a ser realizada em 1º. de dezembro de 2010, quarta-feira, entre o MRE e o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior – CRBE. A abertura dos trabalhos ocorreu em 2 de dezembro, quinta-feira, às 9:30 horas, pelo Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Antonio Patriota. Ao longo do dia houve prestação de contas do governo a respeito das reivindicações contidas na Ata Consolidada, bem como sessões plenárias e temático/geográficas para debates, avaliações e deliberações. No dia 3/12, sexta-feira, às 10:00 horas, houve abertura solene com palavras do Senhor Presidente da República, precedidas de apresentações do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. Outras altas autoridades fizeram intervenções. Em seguida, foram retomados os trabalhos da véspera, seguido por coquetel e apresentação artística de encerramento às 19:00 horas.

Clique aqui para acessar contribuições.
 

ASPECTOS SINGULARES DA III CONFERÊNCIA "BRASILEIROS NO MUNDO"

A III CBM encerra um ciclo bem-sucedido de iniciativas para os brasileiros implementadas pelo atual Governo e apontará caminhos para uma nova etapa na relação governamental com sua diáspora no exterior. Eis os motivos:

 

1) PRIMEIRA CONFERÊNCIA APÓS A PROMULGAÇÃO DO DECRETO PRESIDENCIAL 7.214, DE 15 DE JUNHO DE 2010.

O Decreto 7.214 estabeleceu princípios e diretrizes da política governamental para as comunidades brasileiras no exterior, instituiu as Conferências Brasileiros no Mundo - CBM, criou o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior – CRBE. Consolidou, portanto, as ações que vinham sendo implementadas nessa área pelo atual Governo.
 

2) POSSE DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DE BRASILEIROS NO EXTERIOR – CRBE.

O CRBE será um canal de comunicação do Governo brasileiro com sua diáspora e permitirá o acompanhamento das reivindicações feitas desde a I Conferência “Brasileiros no Mundo”. As eleições para o CRBE (1-9 de novembro de 2010), exclusivamente pela Internet, com sistema criado por funcionários do MRE. Será um evento democrático aberto a todos os membros da comunidade brasileira.

 

3) LANÇAMENTO DA ATA CONSOLIDADA DAS COMUNIDADES BRASILEIRAS.

A Ata Consolidada é um instrumento de prestação de contas e orientado para a realização de ações concretas. Seu lançamento dará à III Conferência uma face de reunião de trabalho voltada para o encaminhamento das principais demandas.

A III Conferência Brasileiros no Mundo será uma prestação de contas das ações implementadas nos últimos anos pelo Governo brasileiro, conforme antecipado pela Mensagem do Sr. Presidente da República aos brasileiros no exterior, de 07.09.10, e demonstrando que os compromissos assumidos na “Carta aos brasileiros que vivem longe de casa”, redigida pelo então candidato à presidência Luís Inácio Lula da Silva, em 2002, foram plenamente cumpridos e superados.

Clique aqui para conhecer a Ata Consolidada de Demandas das Comunidades.

 

CONTRIBUIÇÕES À III CONFERÊNCIA "BRASILEIROS NO MUNDO"

 

Ações do documento