Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Educação Espaço ENCCEJA Declaração Provisória

 

Divisão das Comunidades Brasileiras (DBR) no Facebook

 

Declaração Provisória

Em reunião realizada no INEP dia 16 de dezembro corrente, foram tratados três temas de interesse referentes à realização do Encceja/Exterior/2015: a entrega da prestação de contas pela SERE dos recursos utilizados pelos Postos, a disponibilização dos resultados dos exames e a emissão de declaração provisória pelo MRE aos candidatos aprovados.

2. Do lado do INEP, estiveram presentes a Assessora Internacional, Sandra Grippi, e representantes dos setores de contabilidade e de planejamento do órgão. Pela SERE, compareceram a Diretora do DCB e diplomatas da DBR.

3. Ao iniciar-se a reunião, foi feita, por diplomata da DBR, a prestação de contas dos recursos recebidos do INEP e utilizados pelos Postos na aplicação do Exame na edição de 2015. Após exame, a equipe do INEP manifestou sua aprovação preliminar das contas, sem restrições. Nesse contexto, muito agradeço aos Postos a boa vontade na busca dos recursos locais para a impressão das provas e demais serviços, bem como os esforços envidados no sentido de serem obtidos os melhores resultados com os recursos disponíveis.

4. A seguir, a Assessora Internacional do órgão referiu-se a dificuldades experimentadas no
cumprimento dos prazos originalmente previstos para a divulgação dos resultados do Encceja-2015, em razão dos inúmeros deslocamentos das equipes para tratar de outro assuntos urgentes. A Assessora Internacional encareceu a compreensão da SERE e dos Postos para esse contratempo involuntário. Adiantou, no entanto, contar com o fechamento dos resultados das provas dos dois níveis até o início da próxima semana. Prevê-se que a publicação dos resultados no site do INEP ocorra na primeira semana de janeiro próximo.

5. No curso da reunião, foi indicado que, após a divulgação dos resultados, deverão estar disponíveis em cerca de 120 dias os certificados de aprovação dos candidatos (cuja emissão estará a cargo dos órgãos emissores oficiais - o Colégio Pedro II, para o ensino fundamental, e o Instituto Federal, para o médio). Aos candidatos que necessitarem, nesse meio-tempo, comprovar escolaridade junto a universidades locais ou outros órgãos, acordou-se enviar declaração provisória de aprovação no Exame (a ser emitida pela DBR e enviada ao posto solicitante).

6. Tão logo estejam disponíveis no site do INEP os resultados do certame de 2015, os postos poderão informar por telegrama à DBR os nomes dos candidatos de suas jurisdições que eventualmente desejarem obter a declaração mencionada acima.

Ações do documento