Brasília, 27 / 03 / 2017


Lançamento do “Título Net” no exterior e renovação de Grupo de Trabalho para Aperfeiçoamento das Eleições Brasileiras no exterior


Lançamento do “Título Net” no exterior e renovação de Grupo de Trabalho para Aperfeiçoamento das Eleições Brasileiras no exterior

Entrará em funcionamento no exterior, no corrente mês de fevereiro, o "Título Net". Trata-se de iniciativa conjunta do Itamaraty, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal para permitir o alistamento, a transferência, a alteração cadastral e a regularização de eleitores brasileiros fora do país por meio eletrônico, com o imediato processamento pela Justiça Eleitoral após conferência e endosso de dados e documentos por agentes consulares cadastrados.

O êxito colhido com o lançamento do "Título Net" estimulou o Itamaraty, o Tribunal Superior Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral a renovarem o mandato do Grupo de Trabalho interinstitucional criado com o objetivo de unir esforços para o aprimoramento continuado do processo eleitoral no exterior. A cerimônia de assinatura da portaria conjunta será realizada na manhã desta quinta-feira, 23 de fevereiro, no Tribunal Superior Eleitoral.

Os temas eleitorais são parte relevante da agenda consular do Brasil no exterior desde 1989, quando pela primeira vez se estendeu o voto às comunidades emigradas. Em sete pleitos presidenciais no exterior, o número de votantes cresceu de 18.492, em 1989, para 353.821, em 2014. O lançamento do "Título Net" no exterior é mais uma iniciativa que ajuda a oferecer melhores meios para que os cerca de 3 milhões de brasileiros residentes fora do país exerçam de forma mais efetiva sua cidadania.

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, Térreo, , Brasília
contato: brasileirosnomundo@itamaraty.gov.br


www.itamaraty.gov.br :: twitter.com/mrebrasil :: youtube.com/mrebrasil :: flickr.com/mrebrasil