Brasília, 22 / 10 / 2018


I Conferência sobre o Micro e Pequeno Empreendedorismo Brasileiro no Exterior. Brasília, 13-15 de setembro de 2017

Remessas

INFORMAÇÕES PRÁTICAS PARA O ENVIO DE REMESSAS

Em cumprimento às demandas recebidas na Ata Consolidada e nas reuniões MRE-CRBE, seguem abaixo "links" com informações úteis preparadas pelo Banco Central aos brasileiros que desejam enviar  remessas ao Brasil:

Programa Remessas

Programa executado pela Caixa Econômica Federal e pelo Sebrae, orientando valadarenses retornados da região de Massachusets a abrir ou incrementar seu próprio negócio.

Valadarense vindo de Masachusets, eis a oportunidade de abrir ou melhorar seu empreendimento. O Sebrae e a Caixa Econômica Federal, por meio do programa Remessas, fornece cursos, palestras e acompanhamento para você e para sua empresa. Confira no link abaixo:
 
 
http://www1.caixa.gov.br/popup/home/popup_home_10.asp

 

 

 

Informações trabalhistas - Japão

Espaço do Trabalhador Brasileiro (ETB) no Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu (Japão).

Análise sobre o declínio da taxa de poupança japonesa e seu impacto na economia do Japão

Programa Japonês de Estágio para Estrangeiros - Críticas

Informações sobre o Espaço do Trabalhador Brasileiro podem ser obtidas aqui.

Pequeno manual do trabalhador brasileiro no Japão - COMPLETA

 

 

Revalidação de Diploma Médico

Revalidação de diploma médico

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) foi instituído por meio da Portaria Interministerial nº 278, de 17/03/2011, nos termos do art. 48, § 2º, da Lei nº 9394, de 1996.

O processo de revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior é um avanço decorrente da ação articulada dos Ministérios da Educação e da Saúde que estabelece um processo apoiado em um instrumento unificado de avaliação e um exame para revalidação dos diplomas estrangeiros compatíveis com as exigências de formação correspondentes aos diplomas médicos expedidos por universidades brasileiras, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, com parâmetros e critérios isonômicos adequados para aferição de equivalência curricular e definição da correspondente aptidão para o exercício profissional da medicina no Brasil.

O exame será orientado pela Matriz de Correspondência Curricular para Fins de Revalidação de Diplomas de Médico Expedidos por Universidades Estrangeiras. Na matriz foram definidos os conteúdos e as competências e habilidades das cinco grandes áreas de exercício profissional: i) Cirurgia, ii) Medicina de Família e Comunidade (MFC), iii) Pediatria, iv) Ginecologia-Obstetrícia e v) Clínica Médica. Além disso, estabelece níveis de desempenho esperados para as habilidades específicas de cada área.

O Revalida, em sua edição de 2011, será implementado pelo Inep e contará com a colaboração da Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos, também instituída pela Portaria nº 278, e das universidades públicas participantes para a elaboração da metodologia de avaliação, supervisão e acompanhamento da aplicação. O exame terá duas etapas de avaliação. A avaliação escrita – composta por uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha, e uma prova do tipo discursiva – e, numa segunda etapa, a avaliação de habilidades clínicas.

Edital n°- 8/2011 - Revalida 2011

Matriz de Correspondência Curricular

Portaria nº 278/2011


Remessas de Recursos - Banco Mundial

Dados sobre taxas de remessas internacionais

Na sua página eletrônica (remittanceprices.worldbank.org/pt), o Banco Mundial disponibiliza dados sobre o custo do envio e do recebimento de pequenos volumes de dinheiro de um país para outro. A instituição oferece, assim, ferramenta que permite a comparação das taxas cobradas por empresas de remessas de recursos da Espanha, dos Estados Unidos, da Itália, do Japão e do Reino Unido ao Brasil.

 
Em outra página do sítio eletrônico do BM (remittanceprices.worldbank.org/pt/countrycorridors), há links para lista de empresas que oferecem o serviço de remessa em cada um dos países citados no parágrafo anterior. Nessa página, é necessário selecionar a caixa "receber país" na opção "Agrupar por" e, no quadro referente ao Brasil, selecionar o país de origem do envio de recursos.
 
Apesar de, aparentemente, a lista de empresas e entidades que prestam legal e regularmente serviços de remessa de dinheiro não ser exaustiva, as informações fornecidas pelo Banco Mundial podem servir de importante indicador das taxas cobradas, fornecendo aos brasileiros interessados valiosa ferramenta para comparação de preços.

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, Térreo, , Brasília
contato: brasileirosnomundo@itamaraty.gov.br


www.itamaraty.gov.br :: twitter.com/mrebrasil :: youtube.com/mrebrasil :: flickr.com/mrebrasil